Porcelanato ou cerâmica? Aprenda a diferenciar

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nota 4,00 de 5, a partir de 1 votos).
Loading...

Se você faz parte daquele grupo de pessoas que está sempre conectado e antenado às tendências, já deve ter percebido que as cores e texturas incríveis das passarelas se transformaram em inspiração para coleções de porcelanato ou cerâmica.

No entanto, num mundo cheio de inspirações para a decoração, geralmente bate aquela dúvida quando o assunto é escolher o tipo de revestimento ideal. E essa indecisão é super compreensível já que existe uma infinidade de opções para o chão e também para parede.

Mas, preocupar-se apenas com a estética é complicado, não é? Sempre há aquela expectativa da funcionalidade e durabilidade do revestimento. Por este motivo, o post de hoje vai te ajudar a diferenciar o porcelanato da cerâmica, com dicas de onde e como você pode usá-los.

Para que você possa optar entre um e outro é preciso, antes, conhecer a principal diferença entre eles: o porcelanato é maciço, a cerâmica porosa. Mas o que isso significa? Simples. Para cada material, existe uma tecnologia diferente utilizada durante o processo de fabricação.

Cerâmica

A cerâmica usa diferentes tipos de argila como matéria-prima. Após isso é prensada e queimada a aproximadamente 1.150 ºC. Boa parte dos modelos não é retificada, ou seja, a borda é irregular e possui aquele aspecto inacabado. O que deixa a cerâmica com ar mais artesanal e natural. Rústico mesmo.

Toda cerâmica produzida na Portobello tem, atrás da peça, uma marcação de uma seta, que significa assentamento. Indicando a posição exata da aplicação. Como as peças não tem acabamento perfeito, vão precisar de mais rejunte, nesse caso a marcação mostra a sequência ideal para dar acabamento e o visual ficar excelente.

Como a cerâmica tem uma resistência um pouco menor, as peças devem ser aplicadas especialmente nas paredes. Para te inspirar, selecionamos relevos e texturas que podem atuar como papéis de parede ou como superfícies tridimensionais.

Linha Wall Mosaic

A Linha Wall Mosaic é exclusiva para paredes. Em branco ou reproduzindo materiais como madeira, pedra ou concreto. A linha é apresentada nas versões Bamboo White, Tressed White, Clapboard White e Clapboard Decapê, em formatos 30 x 60 cm e 30 x 90 cm.

Porcelanato

O porcelanato passa por um procedimento mais minucioso. Tem materiais nobres na composição e é queimado à temperatura superior a 2.000 ºC. Extremamente resistentes, as peças deste material são indicadas para o uso em locais com alto tráfego de pessoas como shoppings, aeroportos, hospitais e prédios comerciais.

Bastante versátil, o porcelanato possui modelos, texturas, cores e tamanhos variados. Os polidos recebem uma camada protetora. Extremamente liso, o modelo possui índice de absorção de água menor ou igual a 0,1%. Por isso, seu uso é indicado somente para áreas secas.

Os esmaltados recebem uma camada de esmalte por cima com o desenho desejado e podem ser lisos ou ásperos, brilhantes ou mate. No caso destas peças, o índice de absorção de água é menor ou igual a 0,5%. Bastante resistentes e pouco escorregadias, as peças com acabamento natural são indicadas para áreas comerciais e residenciais.

É importante ressaltar que, quanto mais baixo for o número, menor a porosidade e maior a resistência à abrasão e ao aparecimento de manchas. Para áreas externas, a norma brasileira indica um coeficiente superior a 0,8%. Já dentro de casa, por exemplo, você pode escolher peças com índice maior ou igual a 0,4%.

O esmalte, quando adicionado, ainda é capaz de reproduzir diferentes tipos de materiais da natureza nas peças de porcelanato, como madeira, mármore, pedra e argila. Além de materiais essenciais da arquitetura como os sintéticos, o concreto e o metal.

Portland Stone

Ora pedra, ora concreto, a Linha Portland Stone é puro design, para ser aplicado tanto no piso quanto nas paredes, em áreas internas e externas. Portland Stone é contemporâneo com tradição, é belo e ousado, é a pedra que faltava.

Marmi Clássico

O Golden Calacata, mármore de origem italiana, é o novo clássico da coleção Marmi Clássico. As grandes lastras em porcelanato, como o formato 60 x 180 cm, aliadas à superfície polida, são puro luxo, mas sem ostentação.

Linhas Ecodiversa e Ecollection

A reprodução da madeira é perfeita e natural nas Linhas Ecodiversa e Ecollection. Elegância e sofisticação em cada composição.

Linha Sampa

Material contemporâneo que já se tornou clássico. Assim é o concreto. Com sua pluralidade de tons e superfícies, reinventa-se constantemente. A Linha Sampa explora a sutileza das texturas em um Pantone inspirado em marcos arquitetônicos de São Paulo.

Tanto a cerâmica quanto o porcelanato deixam o ambiente sofisticado. Para escolher, o primeiro passo é definir o estilo que você quer obter no resultado final. Também é importante certificar-se de usar os modelos adequados para cada espaço e não se esquecer de abusar da criatividade.

Para mais informações acerca das linhas que mostramos neste post e para conhecer inúmeras outras, acesse o site da Portobello. Lá você encontra uma série de inspirações para revestir e decorar a sua casa da maneira mais incrível!

Até breve!

3 Responses
  1. Não sabia que porcelanatos tinham também com modelos rusticos interessante quero colocar minha área mas pensei na cerâmico devido ao piso molhado pensando em evitar escorregar vou pesquisar mais sobre porcelanato rustico, obrigado

  2. Lindo, amei as fotos, não sabia das diferenças. e os modelos rústicos são maravilhosos. parabéns 🙂 já sei o que vou escolher para a minha próxima casa.

    1. Olá Vanessa, tudo bem?

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *