04.12.2023
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
Porcelanato marrom
Porcelanato marrom leva aconchego e sofisticação à decoração (Projeto: Portobello)

Porcelanato marrom: conheça o significado da cor e veja inspirações de decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
04.12.2023
Usar porcelanato marrom pode ser uma alternativa para levar aconchego aos ambientes. Confira diferentes tons e projetos com a cor
minutos de leitura

Uma decoração aconchegante requer cuidado na hora de escolher materiais, texturas e cores. No caso do porcelanato marrom, diferentes características se unem para criar atmosferas acolhedoras.

Para começar, o tom terroso remete à natureza. Além disso, o revestimento pode reproduzir matérias-primas naturais, como madeira, aumentando o bem-estar nos ambientes.

Sem falar que o marrom é neutro e atemporal. Também por isso, foi considerado pela WGSN e pela Coloro, especialistas no assunto, uma das cores em alta entre 2023 e 2025.

Mas o que será que ele transmite nos ambientes? Onde usar porcelanato marrom e como integrar o revestimento na decoração? É o que você descobre na sequência!

Qual é o significado do marrom na decoração?

Porcelanato marrom, significado da cor
Marrom ajuda a levar conforto para os ambientes (Projeto: Portobello)

De acordo com a psicologia das cores, cada tom desperta uma sensação diferente. Portanto, você precisa ter atenção na hora de escolher.

O marrom está ligado à sustentabilidade e à natureza. Afinal, evoca a terra, a argila — que, inclusive, é a principal matéria-prima do porcelanato.

É justamente por isso que a cor tem significados como estabilidade e segurança.

Também tende a lembrar a madeira, sobretudo se pensarmos em um porcelanato marrom com esse aspecto.

Nesse caso, uma das sensações obtidas pode ser a simplicidade, o que é ótimo para uma decoração rústica, por exemplo.

Por ser uma cor quente, o marrom ainda remete ao calor e ao aconchego. Sendo assim, pode ser usado em qualquer espaço da casa que queira tornar mais acolhedor.

Vale mencionar que ele pode aludir à sofisticação. Se essa é a característica que você quer reforçar no ambiente, a dica é dar preferência a um porcelanato marmorizado.

Quais são os tons de marrom mais usados?

madeira marrom em porcelanato
Variações de marrom ajudam a dar o mood da decoração (Projeto: Tatiana Pradal)

Da mesma forma que acontece com outras cores, há diversas variações de marrom para você escolher.

Essa é uma cor terciária, resultado da mistura entre o azul, o vermelho e o amarelo. Uma das principais vantagens é que ela é versátil, fácil de combinar, seja usando objetos, móveis ou revestimentos.

Ainda que as diferentes tonalidades sejam bem próximas, cada uma tende a dar um toque diferente à decoração.

Sem falar que um tom pode agradar mais do que o outro. E é por isso que é interessante conhecer os principais.

Marrom acinzentado

Esse é um tom puxado para o cinza, ou seja, com subtom frio. Tende a ser mais claro, mantendo a neutralidade.

É interessante para quem quer combinar com cinza, compondo ambientes com uma pegada clean ou industrial.

Por ser mais claro e neutro, também é um tom bacana para coordenar com cores fortes, como vermelho e amarelo.

Marrom escuro

Clássico, esse tom requer certa cautela na decoração. Afinal, pode “pesar” o ambiente, fazendo com que ele pareça menor ou escurecido.

Sendo assim, priorize a iluminação natural e combine com cores claras, seja em revestimentos ou móveis.

Marrom claro

O porcelanato marrom claro é perfeito para uma decoração neutra e leve, como é o caso da minimalista. Ainda cai bem em espaços pequenos, onde a intenção é dar sensação de amplitude.

No entanto, essa cor também é muito comum em móveis, estofados, cortinas e objetos decorativos, por exemplo.

Com quais cores o marrom combina?

Porcelanato marrom, combinação de cores
Além de tonalidades neutras, como branco e bege, porcelanato marrom também combina com tons terrosos (Projeto: Portobello)

Antes de escolher um porcelanato marrom, é importante planejar a decoração. Inclusive as outras cores que vão compor a paleta do ambiente.

Para quem tem dificuldade nessas horas, uma dica é usar o círculo cromático. Ele oferece diferentes possibilidades, como combinar tons que estão lado a lado ou que são opostos.

Entretanto, vale destacar algumas combinações que costumam fazer sucesso com o marrom:

  • tons claros e neutros, como branco, off-white e bege, ajudam a criar contraste e a clarear ambientes com porcelanatos marrons. Uma dica interessante, principalmente, para quem vai decorar um apartamento pequeno com revestimento escuro;
  • verde, que também remete à natureza e amplia o bem-estar. A cor pode aparecer de diferentes formas, inclusive por meio de plantas na decoração;
  • cores quentes, como laranja, amarelo e vermelho, complementam a ideia de aconchego que o porcelanato marrom passa;
  • dourado pode surgir em detalhes na decoração ou no próprio revestimento, levando opulência e sofisticação;
  • diferentes tonalidades de marrom podem ainda aparecer em uma mesma composição;
  • azul petróleo é uma cor para combinar com porcelanato marrom e fugir do óbvio.

Quais são os principais tipos de porcelanato marrom?

Porcelanato marrom, tipos
Versatilidade do porcelanato marrom permite o uso até em bancadas (Projeto: Portobello)

Inserir o marrom na decoração pode ser mesmo bastante interessante — independentemente se é um projeto residencial ou comercial.

Portanto, se é aconchego o que você quer levar para um espaço, o porcelanato dessa cor é uma das melhores alternativas.

Isso porque o material é resistente, durável e fácil de manter. Ainda pode ser aplicado em todos os ambientes, sejam áreas externas ou internas.

Além disso, o porcelanato marrom aparece com diferentes formatos, estampas e texturas, o que amplia as possibilidades de uso.

Um dos queridinhos é o revestimento que reproduz madeira. Ele une beleza e funcionalidade, sem abrir mão da preocupação com a sustentabilidade.

Afinal, o porcelanato amadeirado usa tecnologia para reproduzir a matéria-prima natural, mas sem agredir o meio ambiente.

É por isso que você encontra produtos de diferentes tonalidades, que permitem composições variadas. Inclusive, é possível criar um painel ripado.

Já para quem quer um ambiente moderno, industrial ou descolado, o porcelanato marrom que interpreta concreto pode ser o ideal.

Tem ainda a possibilidade de escolher um revestimento que recria mármore. Assim, é possível ter elegância e sofisticação como aliadas ao aconchego da tonalidade terrosa e quente.

Leia também

Como usar o porcelanato marrom na decoração?

O marrom pode dividir opiniões. Apesar de ser neutro e atemporal, há quem ache a cor ultrapassada ou desinteressante.

Contudo, é importante observar projetos para entender as formas de aplicar essa tonalidade de um jeito bonito e estiloso. Esse é o caso dos ambientes que você confere na sequência.

Com cores vivas e brilhantes

Porcelanato marrom, cores vivas
Por ser neutro, marrom pode ser combinado com diferentes cores (Projeto: Portobello)

O porcelanato marrom é curinga porque consegue neutralizar cores vivas e brilhantes. Assim, permite o uso de diferentes tonalidades, sem que elas chamem muito a atenção.

É o que acontece no projeto acima, que traz peças em tonalidade laranja e quadros em tons de azul em suas superfícies verticais.

As duas cores se encaixam perfeitamente no pano de fundo com piso e paredes em porcelanato marrom.

A reprodução do concreto torna o espaço mais moderno, tirando aquele possível aspecto de “ultrapassado” do marrom.

Outra maneira de deixar os ambientes atuais é por meio de móveis com linhas retas ou formas orgânicas, que conversem com o restante da composição.

Marrom em diferentes pontos gera harmonia

Porcelanato marrom, tom sobre tom
Marrom pode aparecer no piso, em móveis e objetos de decoração (Projeto: Portobello)

Porcelanato que reproduz madeira, luz natural, vegetação, lareira… Há diversas formas de tornar os projetos mais aconchegantes. Todas as que citamos aparecem no ambiente em destaque.

O uso da mesma cor de maneiras distintas leva harmonia aos espaços, formando uma unidade visual, em que tudo se conecta.

Além do porcelanato marrom, móveis, estofados, tapetes e objetos de decoração podem contar com a cor quente, ainda que haja uma combinação com outros tons.

Inclusive, no projeto acima, o preto e o branco foram explorados para trazer equilíbrio ao ambiente integrado. As cores neutras formam um contraponto interessante, garantindo a atemporalidade.

Porcelanato marrom na fachada

Porcelanato marrom, fachada
Porcelanato marrom pode ser aplicado até mesmo em fachadas (Projeto: Romero Duarte)

A fachada da casa é o cartão de visitas. A primeira impressão que seus convidados terão do imóvel. Por isso, requer atenção.

É importante que ela reflita a decoração do interior. Assim, não haverá uma grande quebra visual quando a pessoa entrar.

Portanto, para quem opta por um décor aconchegante ou rústico, uma boa opção é usar porcelanato marrom na fachada ou no muro.

Essa é uma alternativa interessante, já que não absorve água, é mais durável que pintura e ainda é muito fácil de limpar.

No projeto em destaque, a escolha foi por um porcelanato que reproduz mármore. Ele aparece combinado com outros materiais na mesma cor, como madeira. No entanto, também poderia funcionar com tons diferentes, como bege e cinza.

Todos os ambientes que apresentamos aqui usam porcelanato marrom da Portobello. A marca, que é líder do segmento de revestimentos cerâmicos na América Latina, traz diversas opções para usar em espaços internos e externos, seja em pisos ou paredes.

Acesse o site da Portobello e conheça todos os produtos na cor marrom!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato marrom: conheça o significado da...

Porcelanato marrom: conheça o significado da cor e veja inspirações de decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Olá Priscila, tudo bem?

    Agradecemos o seu recado!
    Acompanhe nosso portal para receber mais dicas 🙂

    Abraços,
    – Equipe Portobello SA

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies