19.12.2018
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar
(Foto: Portobello S.A.)

Porcelanato amadeirado: a maior e mais fiel coleção do mercado

 minutos de leitura
calendar-blank-line
19.12.2018
O porcelanato amadeirado é uma ótima alternativa na substituição de madeira no projeto. O revestimento dá mais praticidade e sustentabilidade para os ambientes. Atualizado em 07/06/2021
minutos de leitura

O uso de materiais da natureza dentro da sua casa pode, sim, ser possível sem causar danos ao meio ambiente. Com uma coleção de porcelanato amadeirado rica, com mais de 30 espécies diferentes da flora brasileira, a Portobello oferece revestimentos para trazer praticidade e elegância para o seu lar.

Entenda o desenvolvimento dos porcelanatos amadeirados da Portobello

Porcelanato amadeirado

A Portobello, empresa líder no segmento de revestimentos cerâmicos no Brasil e na América Latina, tornou-se conhecida por, além de criar produtos com design, qualidade e tecnologia, realizar ações de desenvolvimento social, econômico e ambiental ao longo da sua trajetória.

A empresa entende a importância de focar na preservação dos recursos naturais e na sustentabilidade da companhia. Por isso, busca constantemente por medidas que otimizem processos industriais e resultem em uma fabricação de produtos com qualidade, reduzindo danos ao meio ambiente.

Com este pensamento, a Portobello vem investindo ao longo do tempo no desenvolvimento de porcelanatos que reproduzem materiais da natureza.

Em 2006, foi lançada no mercado a primeira linha, denominada Ecowood. A iniciativa foi imediatamente bem aceita por especificadores e clientes de todo o mundo. Isso fez com que a Portobello criasse novas linhas, totalizando mais de 30 espécies diferentes da flora brasileira.

Veja as vantagens do porcelanato amadeirado

Porcelanato amadeirado

Ao contrário do que era visto em anos anteriores, hoje em dia, esse tipo de revestimento consegue criar réplicas perfeitas das clássicas tábuas de madeira. E, além da preservação ambiental, o porcelanato amadeirado propicia uma série de vantagens.

ELEGÂNCIA

Disponível em diversas configurações de tamanhos, cores e texturas, o porcelanato amadeirado deixa qualquer ambiente sofisticado. Além disso, essa tecnologia aumenta ainda mais a gama de possibilidades para o design de interiores, fugindo das soluções convencionais.

REALIDADE

Porcelanato amadeirado
As peças reproduzem fielmente a característica da madeira (Foto: Portobello S.A.)

Os frisos e linhas das peças de cada coleção de porcelanato amadeirado são pensados de maneira a serem propositalmente diferentes, o que é importante para que as peças não pareçam ser as mesmas, “carimbadas” de forma repetida.

Isso significa que o resultado fica o mais fiel possível ao que seria o comportamento da madeira propriamente dita, sem que o usuário perceba sempre o mesmo padrão se repetindo — o que traria enorme prejuízo ao ambiente final.

VARIEDADE

São várias espécies diferentes da flora brasileira: diferentes tamanhos e formatos, incluindo materiais raros como a araucária clara, que formam as madeiras Portobello, a maior coleção de porcelanato amadeirado do mundo.

SUSTENTABILIDADE

O  porcelanato amadeirado é uma excelente alternativa sustentável para o uso da madeira como revestimento, pela reprodução precisa das características de cada espécie. Isso torna cada linha exclusiva, com a enorme vantagem da conservação e resistência do porcelanato, eliminando a necessidade de derrubar uma árvore sequer.

DURABILIDADE

Porcelanato amadeirado
Revestimentos em porcelanato oferecem maior durabilidade (Foto: Portobello S.A.)

Quando comparado à madeira e ao laminado, o porcelanato oferece alta durabilidade e uma maior resistência a riscos e quebras, além de não ser inflamável, não sofrer depreciação na cor e suportar altas temperaturas.

VERSATILIDADE

O porcelanato amadeirado pode dialogar muito bem com materiais mais frios, como o aço e o concreto, trazendo a atmosfera aconchegante que esses ambientes industriais necessitam. Também funcionam muito bem para dar ideia de ambientes mais rústicos, por exemplo.

 FACILIDADE DE MANUTENÇÃO E LIMPEZA

O porcelanato amadeirado não necessita de um tratamento superficial, tanto para uso interno quanto para uso em áreas externas, como pisos e fachadas. Além disso, esse tipo de revestimento proporciona uma maior facilidade para manutenção e limpeza diária, se comparado à madeira e ao laminado.

IMPERMEABILIDADE

 

Porcelanato amadeirado
O porcelanato amadeirado não absorve umidade (Foto: Portobello S.A.)

Como todos os outros tipos de porcelanato, sejam polidosnaturais ou externos, uma das propriedades mais vantajosas do porcelanato amadeirado é o fato de não ser poroso: com isso, não absorve umidade e nem permite a ocorrência de manchas e infiltrações.

Explore as diversas aplicações do porcelanato amadeirado

Com a tecnologia envolvida para trazer beleza e segurança a esses pisos, o aspecto da madeira pode se espalhar pela casa inteira, desde as áreas externas até as íntimas.

QUARTOS

Em quartos, a palavra de ordem é o aconchego. Por isso, o porcelanato amadeirado é perfeito para esses ambientes, deixando-os visualmente aquecidos e convidativos. No inverno, combinado ao uso de tapetes, o cômodo fica ainda mais acolhedor e propício ao descanso.

E mais: em climas ou estações quentes, os mesmos efeitos relaxantes podem ser percebidos na decoração, mas com a vantagem de usar um piso frio, fator que contribui muito para manter temperaturas amenas em ambientes internos.

SALAS DE ESTAR E JANTAR

Porcelanato amadeirado
O porcelanato que imita madeira é muito mais resistente a arranhõesO porcelanato que imita madeira é muito mais resistente a arranhões ( Foto: Portobello S.A.)

Assim como nos quartos, o porcelanato amadeirado, quando usado nas salas de estar e jantar, são perfeitos para trazer à tona o design confortável que sua casa merece, além de proporcionar um piso muito mais resistente a arranhões — que normalmente decorrem do manuseio de mobiliário pesado e que prejudicam muito a aparência do espaço, no caso de madeiras naturais.

Outra utilidade especial para esses revestimentos é reduzir ainda mais o uso de madeira, substituindo a marcenaria convencional pelo porcelanato para compor o painel de TV: junto a uma boa iluminação, é de uma sofisticação ímpar.

BANHEIROS

Ao contrário dos materiais naturais, o porcelanato amadeirado pode ser usado livremente em ambientes em constante contato com a umidade, como os banheiros. Isso porque contam com propriedades imprescindíveis a esses locais: impermeabilidade e textura com resistência ao escorregamento.

Assim, um acabamento que reproduz madeira aplicado nas paredes e no piso, inclusive dentro do box do banheiro, fica não apenas bonito como também garante segurança para qualquer usuário do espaço.

COZINHAS E ÁREAS GOURMET

Porcelanato amadeirado
O porcelanato que imita madeira é muito mais resistente a arranhões ( Foto: Portobello S.A.)

Para locais úmidos, com presença de restos de alimentos e partículas de gordura em suspensão, as vantagens mais importantes que o porcelanato amadeirado oferece são a facilidade de limpeza — uma vez que não absorve resíduos nem vapores — e a segurança da ausência de inflamabilidade, permitindo aplicação, inclusive, próximo à área de cocção.

Em espaços gourmet privativos ou coletivos, as paredes também podem receber o revestimento perto da churrasqueira e da pia.

ÁREAS EXTERNAS

Porcelanato amadeirado
O porcelanato amadeirado vai muito bem em áreas externas (Foto: Portobello S.A.)

A madeira sempre foi um dos tipos de piso mais utilizados para decks de piscinas e áreas de lazer em casas e edifícios dos mais variados padrões. No entanto, a manutenção precisava ser constante: afinal, a incidência de sol, variações de temperatura, chuvas e poeira depreciava o aspecto do piso, deixando-o embranquecido, ressecado e sem brilho.

Com o porcelanato amadeirado, isso não acontece! Como o material resiste a todo tipo de intempéries, a durabilidade do design é muito maior — o que significa uma grande economia a longo prazo, tanto com manutenções quanto com trocas de piso.

 

VARANDAS

 

A maioria das varandas sofre efeitos muito semelhantes àqueles que afetam as áreas externas. Além disso, são espaços que, principalmente nos últimos anos, recebem equipamentos para preparo de alimentos.

Assim, o princípio é o mesmo: a substituição de madeiras naturais por porcelanato amadeirado garante os benefícios estéticos, a praticidade de superfícies fáceis de lavar e secar, a indiscutível durabilidade e a alta qualidade para emoldurar jardins verticais ou mini-hortas caseiras.

LOJAS E RESTAURANTES

A alta resistência à abrasão — desgaste gradual causado no piso pela circulação de pessoas e manuseio de mobiliários e equipamentos — do piso que reproduz madeira também traz utilidade e economia significativas para ambientes de grande tráfego, pela baixa necessidade de substituição de peças.

Outro ponto é que o revestimento dialoga muito bem com qualquer público alvo almejado pela loja ou restaurante: basta atentar às demais questões do projeto, tais como cores, layout e iluminação.

ACADEMIAS

Grande parte dos espaços projetados para atividades físicas, hoje em dia, contam com, pelo menos, uma parte do piso em madeira. Como essas áreas são grandes, o impacto ambiental causado pela instalação de placas naturais é alto demais.

Desse modo, o porcelanato amadeirado é a melhor solução, por questões estéticas e por resistência ao atrito e impactos.

Conheça as linhas de porcelanato amadeirado

Como a madeira é um material que inspira a Portobello a descobrir espécies, suas histórias, identificar sinais e detalhes para reproduzi-los com perfeição, o processo criativo dos produtos é um desafio constante. No entanto, é uma tarefa gratificante, pois nos permite poupar árvores e ainda trazer a natureza para dentro de casa.

Assim sendo, a Portobello conta com uma linha diversificada e crescente de porcelanato amadeirado, de modo a atender a diferentes necessidades e estilos.

ECODIVERSA

porcelanato amadeirado
Porcelanato amadeirado Betula Escura aplicado na parede da cozinha (Foto: Portobello S.A.)

Linha Ecodiversa é a reprodução da mais rara madeira natural. Acompanhada dos efeitos que o próprio tempo causou, traz reproduções do desgaste natural apresentado após certo tempo de uso e da aplicação de pinturas que foram moldadas em formato de pátina.

Os modelos de porcelanato amadeirado Californian WoodBetula e Magnólia estão disponíveis no tamanho 20×120.

Os porcelanatos dessa linha são ideais para áreas internas e externas, de ambientes residenciais, comerciais, além de áreas de alto tráfego e trechos de passeio em projetos de paisagismo.

ECOLLECTION

Porcelanato amadeirado
O porcelanato amadeirado promove uma conexão arrojada com a natureza (Foto: Portobello S.A.)

Nos produtos da Linha Ecollection, a referência é a marcenaria artesanal. Em cada peça, as cores intensas ou claras, de veios largos, transmitem uma sofisticação rara, com superfícies repletas de marcas do tempo e espírito contemporâneo. A coleção é composta por placas de porcelanato que imitam a Imbuia, o Jacaranda e a Sequoia.

ECOWOOD 2.0

porcelanato amadeirado
Ecowood 2.0 Canela pode ser aplicado no piso da sala de estar (Foto: Portobello S.A.)

O  porcelanato amadeirado da Linha Ecowood 2.0 são uma versão moderna da Linha Ecowood, lançada originalmente em 2006. Com novas tecnologias e design ainda mais elaborado, as peças reproduzem a madeira de demolição vinda de Minas Gerais, conservando suas raízes a fim de encantar e despertar paixões.

 

SPESSORATO

 

Com massa de 2 cm de espessura, a Linha Spessorato é ideal para áreas urbanas e de alto tráfego. As peças podem ser aplicadas de duas maneiras: com argamassa pelo método convencional ou com estruturas de piso elevado. A linha possui o Legno Oro, opção que imita madeira e é perfeita para áreas externas.

ARAUCARIA

Porcelanato amadeirado
As peças da Linha Araucaria apresentam textura de microgrânulos de quartzo (Foto: Portobello S.A.)

linha de porcelanato amadeirado Araucaria é uma reprodução da espécie nativa da Mata Atlântica da região Sul do Brasil. É uma das mais procuradas por profissionais de arquitetura e design de interiores. As peças apresentam uma textura desenvolvida com aplicação de microgrânulos de quartzo. Além disso, conta com um ciclo especial de queima garantindo um toque mais natural e a sensação e leve relevo das fibras da madeira.

A coleção é composta pelas já conhecidas Araucaria Clara e Araucaria Clara Touch. Conta ainda com a nova opção Araucaria Escura Touch, que traz tons castanhos e amendoados, além de pouco contraste entre os veios da madeira.

BOREAL

Linha Boreal reproduz uma seleção das madeiras das florestas boreais, presentes apenas no Hemisfério Norte, onde o solo ainda se mantém descongelado durante o verão. As espécies que compõem a flora do local e que inspiram a coleção são os abetos, pinheiros, faias e bétulas.

As principais características do porcelanato amadeirado da linha são cores claras e com nuances douradas. Há também a presença de nós. São duas versões: a Natural que tem tons mais homogêneos, e o Mix, em que a mistura de tons proposital faz um contraponto mais rústico a essa proposta mais minimalista.

Em formato 20×120 cm, o porcelanato é uma ótima opção para ambientes internos e externos, possibilitando uma atmosfera pouco óbvia, mas muito aconchegante. Além disso, pode ser utilizado no piso e nas paredes.

COTTAGE

Porcelanato amadeirado
A linha Cottage interpreta a atmosfera do campo na vida urbana, com madeira pintada de branco (Foto: Portobello S.A.)

Linha Cottage entrega o charme e o estilo da Provence. O branco é um recurso para que materiais e texturas seculares mantenham a essência e ganhem uma roupagem contemporânea neste porcelanato amadeirado.

A linha interpreta a atmosfera do campo na vida urbana, com madeira pintada de branco – Canelle. O resultado é uma proposta muito sofisticada e nada pretenciosa. Aliás, a cor representa o aconchego e a expressividade, deixando o ambiente despojado e chique.

Lastras que reproduzem textura de madeira

As lastras que reproduzem madeira são peças de porcelanato gigantes e contínuas utilizadas para revestir superfícies inteiras. Enquanto o porcelanato em grande formato chega a medir no máximo 120×120, as letras medem acima de 90×180. Com elas, é possível replicar a beleza da madeira e até de outros materiais da natureza.

As lastras de porcelanato amadeirado oferecem mais versatilidade ainda. Aliás, elas são elementos que deixam o visual arquitetônico com muito mais detalhes visuais, valorizando muito mais a criatividade na aplicação.

Além disso, elas reproduzem um efeito de ambientes muito mais amplos, pois requerem menos rejunte que o porcelanato comum. Isso também ajuda a evitar o desgaste e a sujidade causada pelo rejunte.

Outra vantagem é que as lastras que reproduzem madeira ajudam a evitar o desalinhamento das peças na hora da aplicação. As peças podem ser utilizadas em diversos locais, como quartos, cozinhas, salas, terraços, banheiro e até em áreas comerciais. 

Assista o vídeo abaixo e conheça saiba mais sobre a sustentabilidade das lastras:

 

Se você é arquiteto ou designer, compartilhe no Archtrends seu projeto com porcelanato da Portobello para ganhar mais reconhecimento em seu trabalho!

 

A Portobello lançou a Nordik Wood, uma linha de lastras que reproduzem madeira para agregar muita beleza e praticidade aos seus projetos.

As peças que compõem a coleção replicam madeira em tons castanhos e veios escuros, trazendo para o seu ambiente características das florestas frias do norte da Europa. 

Uma lastra gigante de 160×320 cm deu vida a tábuas largas de 26x200cm. Outra caraterística das peças é a superfície natural e a borda retificada. Certamente, um objeto de desejo para quem busca trazer para seus projetos a conexão arrojada com a natureza.

Porcelanato amadeirado
Lastras que interpretam madeira geram um efeito de ambientes muito mais amplos (Foto: Portobello S.A.)

Se ainda tiver dúvidas para escolher o porcelanato que reproduz a madeira que melhor se encaixa no seu projeto, que tal ir até uma de nossas lojas da rede Portobello Shop? No site você encontra um mapa com todas as lojas e pode escolher aquela que fica mais próxima de você.

Se você é arquiteto ou designer, compartilhe no Archtrends seu projeto com porcelanato da Portobello para ganhar mais reconhecimento em seu trabalho!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Porcelanato amadeirado: a maior e mais fiel c...

Porcelanato amadeirado: a maior e mais fiel coleção do mercado

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por favor, gostaria de saber qual a linha do porcelanato amadeirado que tem menor variação possível (V1 ou V2).
    Neste quesito também, qual seria a linha de cor mais média-escura para escura?

    Muito obrigado

  2. Prezados

    Apliquei o piso amadeirado na minha área externa e em pouco tempo o aspecto fisico deste piso
    apresenta-se envelhecido.
    Gostaria de saber se existe alguma resina ou produto que possa aplicar para melhorar o visual deste piso?

    Grato

    Davi Andrade

  3. Boa tarde, gostaria de saber as medidas dos revestimentos que emitam madeira e onde posso encontrar na região da grande Florianópolis. Obrigado

  4. Boa Noite, gostaria de saber se o porcelanato araucária clara pode ser usado para revestimento EXTERNO.

  5. Onde encontro orientações quanto ao assentamento de piso nas dimensões 1,20 X 0,20?

  6. Oi , preciso encontrar um porcelanato da portobello que imita madeira , eu só tenho a foto pois perdi a nota fiscal na obra e não acho en nunhum lugar , vcs teriam um email onde eu poderia mandar a foto pra ver si vcs podem me ajudar?

  7. GOSTARIA DE SABER QUE GRAU DE RESISTÊNCIA TEM O PORCELANATO QUE IMITA MADEIRA .
    OU SEJA A QUE ( PI ) ELE CORRESPONDE SE É ( PI = 1 ) OU ( PI = 2 ) OU ( PI =5 ) SE PODEMOS
    COLOCAR EM TODAS ÁREAS DA CASA . SE ELE SUPORTA TRANSITO INTENSO .

    OBRIGADO !

  8. Olá Gisele, tudo bem?

    Indicamos que você ligue para o nosso SAC pelo 0800 648 2002 ou pelo e-mail [email protected]
    Nosso time estará pronto para lhe ajudar.

    Ficamos à disposição!

    Atenciosamente,
    Equipe Portobello SA

  9. Olá Roberto, tudo bem?

    A resistência do porcelanato depende do seu acabamento, o indicado é o natural ou com acabamento externo.
    A indicação de uso também varia de acordo com o porcelanato. Você pode verificar estas informações baixando o Laudo Técnico do produto desejado.

    Confira nossos porcelanatos que reproduzem madeira neste link.

    Ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  10. Olá Elizabete, tudo bem?

    Você pode utilizar o Araucaria Clara com acabamento EXT na área externa sim.
    Para mais informações, pedimos que verifique o laudo técnico do produto neste link.

    Qualquer coisa ficamos à disposição!

    – Equipe Portobello SA

  11. Olá Maria, tudo bem?

    Cada porcelanato tem a sua própria Indicação de Uso. Pedimos, por gentileza, que verifique essas informações no Laudo Técnico do porcelanato em questão.

    Caso tiver alguma dúvida, você pode entrar em contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente pelo 0800 648 2002 (ligar do fixo) ou [email protected]

    Agradecemos o seu contato!

    – Equipe Portobello SA

  12. Olá, Uwe!

    Você pode conferir as opções de revestimentos amadeirados através deste link.

    Mas para lhe oferecer ideias concretas, convidamos você a visitar uma de nossas lojas da rede Portobello Shop. Em nossas lojas, você será atendido por Arquitetos altamente qualificados, aptos a apresentar a melhor opção de produtos, paginações e custos, além é claro de encontrar produtos exclusivos, e de alta qualidade.

    Confira a unidade mais próxima neste link.

    Agradecemos o seu contato!

    – Equipe Archtrends Portobello

  13. Olá Davi, tudo bem?

    Para a limpeza das áreas externas deve-se utilizar detergente neutro, diluído em água, para a limpeza diária e, para a limpeza pesada, use CIF ou Assolan Saponáceo Cremoso ou ainda Veja Cloro Ativo.

    Qualquer dúvida, ficamos à disposição!

    – Equipe Archtrends Portobello

  14. Olá Bruna!

    Tudo bem?

    Dentro da churrasqueira não pode, pois não existe argamassa colante que suporte a aderência. Mas parede fora, externa, pode revestir, desde que internamente ela seja revestida com tijolo refratário. Damos a dica de usar a argamassa ultraflexivel bicomponente.

    Continue nos acompanhando!

    Abraços!
    Equipe Archtrends

  15. Olá Maria Celia!

    Tudo bem?

    Onde você reside? Podemos indicar uma loja mais próxima para que você possa consultar as informações de preço e também conhecer as opções de produtos para seu projeto.

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

  16. Olá Silvia!

    Não é recomendado, pois o ripado precisa ser assentado com junta seca e ela pode dar eflorescência, prejudicando o resultado da sua obra.

    Continue nos acompanhando!

    Abraços,
    Equipe Archtrends

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies