05.08.2016
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Pastilhas para banheiro: 5 dicas para a decoração

 minutos de leitura
calendar-blank-line
05.08.2016
minutos de leitura

As pastilhas têm estado cada vez mais presentes em projetos de decoração de ambientes residenciais. Coloridas, transparentes ou monocromáticas, sua variedade de estilos e formatos dá um toque todo especial ao ambiente.

Além de simetria e contemporaneidade, as pastilhas para banheiro oferecem inúmeras outras vantagens, como já falamos neste post. Elas têm brilho próprio, capaz de deixar a área sanitária mais sofisticada e, mesmo sofrendo exposição ao sol e à umidade, esse efeito brilhante não desaparece com o tempo.

Além disso, sendo o banheiro um ambiente que se encontra constantemente úmido, as pastilhas de vidro representam a melhor opção de revestimento por possuírem baixa absorção à água.

banheiro com pastilhas

As pastilhas podem ser encontradas em diversos materiais, porém as mais populares são as de vidro e porcelana. As pastilhas de vidro apresentam brilho e transparência se comparadas com as pastilhas de porcelana. Elas geralmente são mais caras e requerem uma atenção especial na hora da aplicação. Também são mais escorregadias do que as de porcelana e por isso devem ser evitadas como piso.

Para aproveitar ao máximo as vantagens das pastilhas, preparamos cinco dicas infalíveis para você usar e acertar na hora de decorar o banheiro com esse material extremamente versátil.

Dê novos usos para as pastilhas no banheiro

banheiro com pastilhas

A aplicação das pastilhas não precisa ser necessariamente feita em uma parede inteira, do teto ao chão. Elas podem ser usadas em pequenos detalhes do ambiente, como em uma bancada de alvenaria revestida, ou nas laterais da banheira, apenas para trazer um toque de sofisticação.

Uma boa dica é usar as pastilhas para formar uma moldura nos espelhos ou em divisões de meia parede, deixando o restante com revestimento em massa corrida ou porcelanato. Neste caso, dizemos que é uma aplicação de pastilha para detalhes, que também pode ser vista em faixas verticais ou horizontais nas paredes. Esse tipo de acabamento é bem sutil e acrescenta elegância à área sanitária.

Atente-se às cores

banheiro com pastilhas

Para criar espaços contemporâneos, explore as cores no banheiro e não tenha medo de ousar. Misture tons neutros com cores vivas, mas lembre-se que o mais importante na decoração é a harmonia entre os elementos escolhidos.

As cores das pastilhas também podem contribuir para aumentar ou diminuir a sensação de amplitude dos ambientes. Se ele é amplo, o indicado é a utilização de cores não tão claras, para eliminar a sensação visual de sufocamento. Banheiros pequenos pedem por pastilhas mais claras com, no máximo, alternância entre cores escuras para criar um ambiente espaçoso e sofisticado.

banheiro com pastilhas

Para dar ao seu banheiro um toque de alegria e ousadia, aposte em cores e acessórios vibrantes. Em uma parede só ou no banheiro todo, as cores diferentes dão ao ambiente um toque moderno e jovial.

Mas se a ideia é quebrar a neutralidade das paredes e do chão, aposte no alto contraste. Uma faixa ou parede com pastilhas ou azulejos coloridos é uma boa maneira de superar o branco e criar uma sensação original.

Crie grafismos

banheiro com pastilhas

Quando possuem vários tons, as pastilhas de vidro podem criar uma espécie de movimento que dá um toque todo especial à decoração. Além disso, as diferentes cores disponíveis podem ser bem aproveitadas para criar desenhos ou grafismos.

banheiro com pastilhas

Há quem goste de xadrez, com os pequenos quadrados, mas você pode criar mosaicos ou diversos tipos de estampas em sua decoração para dar mais vida ao ambiente e realmente valorizar o projeto.

Aposte em formatos e tamanhos diferentes de pastilhas

banheiro com pastilhas

Pequenas, cúbicas, quadradas, redondas, retangulares, hexagonais. Pouca gente sabe, mas existe mais de um modelo de pastilhas. As mais fáceis de criar arte e aplicar são as quadradas, mas todas são possíveis dependendo do tipo de desenho a ser criado. O único conselho é se atentar aos alinhamentos, pois formatos diferentes facilitam a confusão na hora da aplicação.

banheiro com pastilhas

Assim como as cores claras, as pastilhas pequenas podem modificar a sensação de amplitude em um cômodo, mas é preciso tomar cuidado com os tamanhos. Áreas maiores, como piscinas, pisos e paredes, pedem formatos grandes. Para faixas estreitas e paredes menores, os modelos de 2,5×2,5 cm são recomendados.

Áreas mais extensas como piscinas, pisos e paredes pedem formatos maiores. Já os modelos de 1×1 cm são perfeitos para mosaicos e é com essas peças que podem ser feitos desenhos dignos da cultura bizantina.

Cuidado com o rejunte

banheiro com pastilhas

A escolha do rejunte faz toda a diferença na hora do acabamento. A cor escolhida pode destacar o revestimento ou estragar todo o trabalho feito. Além disso, é no rejunte que está o segredo para aumentar a durabilidade das pastilhas.

banheiro com pastilhas

No mercado existem diversas opções de cores e rejuntes e a escolha do tipo correto pode dar um toque todo especial à decoração. Além disso, existem argamassas específicas para o assentamento de pastilhas, que são mais colantes e aderentes do que as comuns.

Gostou das dicas? Acesse o site da Portobello e conheça toda a nossa coleção de pastilhas que irão lhe ajudar na realização do seu projeto.

Até a próxima 🙂

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Pastilhas para banheiro: 5 dicas para a decor...

Pastilhas para banheiro: 5 dicas para a decoração

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies