Para os apaixonados por leitura, dicas de como arrumar os livros em casa

Se você adora ler e colecionar leituras, sejam livros, revistas ou catálogos de exposições de arte, não mantenha mais toda essa cultura trancafiada dentro de armários, envelhecendo. Encontre um espaço na sua casa para deixá-los expostos, agregando valor cultural ao seu lar. Tendência de decoração, os livros que lemos contam um pouco de nossa história e de nossa personalidade, deixando a casa com aquele toque especial, com o jeito particular de cada um.

Há muitas formas de organizar os livros em casa, de forma que fiquem bem apresentados. Se você tiver muitos deles, o mais indicado é que você escolha alguma forma de arquivar.  As mais comuns e conhecidas são por ordem alfabética ou por grandes áreas. Mas cada pessoa tem uma relação diferente com as leituras e faz diferentes assimilações. Portanto, se você pensa em um livro e logo lembra de outro, mesmo que de diferentes áreas, convém deixá-los próximos um do outro. Assim, seus amigos e familiares podem ver o que você gosta de ler e que tipos de viagens a literatura proporciona.

Mas, de toda forma, o mais importante é saber onde eles estão quando você precisar, mesmo que em aparente desordem. Livros ficam belíssimos quando não estão completamente arrumadinhos, quando ficam um sobre o outro, velhos entre novos, romances entre catálogos, o que vale é colecionar.

Sobretudo, uma dica importante: preencha seus espaços com livros que você conhece, já leu ou pretende ler. Ter poucos livros conhecidos é uma atitude muito mais legal do que ter muitos livros que ninguém leu. Outra dica, para colorir: as exposições de arte, museus, peças de teatro, ópera, ou seja, diversos programas culturais têm catálogos, programas e livretos. Guarde-os de lembrança e, cada vez que você esquecer nomes de artistas e músicos, sabe onde pesquisar.

Inspire-se nas diversas opções de móveis feitos sob medida para guardar livros, como bibliotecas, nichos e escadas. Eles vão deixar sua casa ainda mais bela, com cores, textos, autores, poesias e tudo aquilo de que você gosta.

Outra tendência da modernidade é misturar lembranças de viagens, de lugares que passamos durante a vida, com livros, discos e outros enfeites nas prateleiras. Vale tudo para contar história. As dos livros e as da sua vida.

Envie fotos da sua biblioteca ou do local em que você expõe seus livros em casa para relacionamento@portobello.com.br. As melhores fotos farão parte desse post no Blog Portobello. Participe!

Quem enviou foto para o Blog Portobello foi a designer Lucienne Medina, de São Paulo. Ela desenhou uma estante de livros a pedido de uma cliente apaixonada por livros. O espaço de leitura inclui uma lareira embutida e um nicho de vidro fumê, que, quando aceso, reflete uma imagem escolhida pela cliente. Veja o resultado na foto que segue abaixo!

 

 

 

One Response
  1. Belíssima iniciativa da PORTOBELLO. Coloca uma luz na criação e nos traz uma boa mensagem de como cuidar dos livros. Pena da restrição do seu alcance. O hábito da leitura nos chama a reflexão e é o maior instrumento do saber.

    Livros, livros à mão cheia. E manda o povo pensar! O livro caindo n’alma. É germe – que faz a palma, É chuva – que faz o mar. CASTRO ALVES

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *