Do ferro ao vidro: que tal apostar em uma casa distinta para ampliar espaços?

A palavra de ordem da arquitetura moderna continua sendo esta: ampliar. Apartamentos e casas estão sendo projetados com metragens menores e o desafio fica por conta de conseguir traduzir em pequenos espaços todo o conforto e a beleza na decoração dos interiores. Quem aposta em materiais diferenciados vai se surpreender com duas possibilidades irreverentes e cheias de estilo: uma casa decorada dentro do vagão de um trem e outra totalmente revestida com lâminas de vidro.

O projeto é das jovens arquitetas Karina Leme e Fernanda Zarattini, de Campinas, em São Paulo. Elas conseguiram colocar simplesmente tudo que é necessário em uma casa moderna e funcional de apenas 23m², deixando o local clean e admirável. A fachada do vagão de 1910 foi iluminada com LED para ganhar mais destaque. A dica é utilizar cores claras e acessórios coloridos em estilo peça-chave, para chamar atenção. Acima de tudo, a casa ou apartamento precisa ser um local feliz. Escolha bem os acessórios, como a almofada amarela em composição com os bancos.

A estrutura do vagão foi mantida, adequando as necessidades de uma casa ao formato do vagão. Alguns ambientes têm dupla função, como a cozinha e área de serviço, além da cozinha e quarto. Essa é a tendência para lofts modernos: conseguir utilizar o mesmo espaço para diferentes funções na hora de receber os amigos e organizar a casa.

Veja abaixo que o banheiro é espaçoso e cheio de originalidade, ao ser integrado ao closet. Assim, fica fácil escolher o look antes de sair. Repare que o amarelo foi a cor escolhida para destacar a modernidade da casa, que é sóbria e discreta na decoração.

Abaixo veja outra forma de ampliar espaço: a dica é abusar das lâminas de vidro. Uma casa diferente, sem a estrutura normal de quartos, que imita o formato de uma árvore. São 21 pequenos espaços, que se conectam. O projeto japonês se chama House NA dos arquitetos da Sou Fujimoto e ilumina todo o local ao redor.

Se você está pensando agora mesmo que a exposição à luz e aos vizinhos pode ser demais, não se preocupe. O projeto prevê cortinas, que trazem privacidade e evitam a chegada excessiva do Sol.

A dica, contudo, é utilizar a ideia para inspirar uma mudança em sua casa: locais que você considera muito fechados ou escuros podem ser iluminados com algumas aberturas de vidro. Grandes janelas, com cortinas leves e esvoaçantes renovam qualquer sala de estar ou ateliê. Agora é só deixar a inspiração tomar conta da sua criatividade e escolher uma tendência para deixar os ambientes do seu lar com uma cara nova para 2013!

Assista abaixo ao vídeo da House NA.

Com infomações do portal Globo.com e Inhabitat.

2 Responses
  1. tudo muito lindo e criativo parabéns.

    1. Obrigado, Sonia!
      Um grande abraço!
      Equipe Portobello

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *