As tramas estão na moda — Cobogó, elemento 100% nacional, é tendência na arquitetura contemporânea

Dando inicío a série de 4 posts desta semana que falará sobre ‘Tramas’, conheça os Cobogós. Ele fez grande sucesso nas décadas de 50 e 60 e, recentemente, tem ganhado destaque na composição de ambientes. Você já deve ter ouvido falar do cobogó, mas sabe o que é ?

O cobogó, criado em Recife e patenteado em 1929, tem seu nome composto das iniciais dos sobrenomes dos três engenheiros que o idealizaram (Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis). Seus blocos vazados, inicialmente feitos de cimento, são atualmente encontrados em diversos materiais, como vidro, madeira, cerâmica e até porcelana.

Usado para conferir privacidade ainda que garantindo a passagem de luz e permitir a ventilação evitando grandes ventos, o cobogó é bastante utilizado para a divisão de ambientes formando um jogo de luz e sombra com efeito muito bonito. Excelente para ampliar os espaços e, simultaneamente, esconder alguns ambientes quando não se quer deixá-los totalmente a mostra, os cobogós também são uma opção de divisória. Elemento bastante presente em obras de Lucio Costa, Niemeyer e outros grandes arquitetos da metade do século passado, está de volta, totalmente repaginado.

Os cobogós podem ser utilizados para substituir paredes dentro de casa, delimitando o espaço e ainda contribuindo com a circulação de ar e com a claridade natural. Apesar dos elementos vazados, a privacidade é sempre levada a sério, de maneira que os cobogós atuam como divisórias adicionais na ausência de paredes em ambientes integrados.

Na parte externa, eles embelezam a fachada, tornando-a personalizada e moderna. Para destacar os elementos vazados, o projeto pode incluir iluminação artificial para dar ênfase às formas.

A versatilidade na aplicação também ajuda a personalizar o uso do cobogó. Uma dica é utilizar o elemento em pequenos vãos na parede, dando um toque único de personalidade ao ambiente.

Em nosso stand na Expo Revestir, que ocorreu entre os dias 6 e 9 de março, a  equipe de arquitetos da Portobello criou cobogós incríveis que chamaram a atenção dos mais de 42 mil visitantes que circularam pelo Transamérica Expo Center nos quatro dias de feira.

Para fazer igual: Se você quer reproduzir o efeito dos cobogós criados para o nosso stand na Revestir, basta adquirir um porcelanato da Linha Extra Fino de sua preferência e pedir para um profissional fazer o corte do desenho desejado com jato de água. Depois, é só colar as placas uma de frente para a outra e pronto!

Se você gostou deste primeiro post, fique atento ao Blog Portobello, pois a série Tramas terá ainda nesta semana mais 3 posts cheios de idéias  para a sua casa.

Estas e muitas outras imagens de ambientes e objetos com tramas você encontra em:http://pinterest.com/portobellosa/decor-tramas/

 

Related Posts with Thumbnails