Cozinha com ilha

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nota 5,00 de 5, a partir de 2 votos).
Loading...

Totalmente funcional, prática e moderna, a cozinha com ilha é uma tendência na arquitetura de cozinhas contemporâneas. Ela funciona como uma bancada que fica no centro da cozinha, permitindo a divisão de tarefas em diferentes pontos do cômodo.

Também é uma proposta que integra outros ambientes à cozinha, como varandas, salas e terraços, promovendo a interação entre aqueles que usufruem dos espaços agregados. É uma ótima alternativa para quem quer ressignificar o espaço destinado à gastronomia, agregando outras formas de vivência a ele.

Esse tipo de projeto também é ideal para solucionar o espaço perdido que pode existir na cozinha, com muita graça e sofisticação. Pode até ser um espaço conveniente para sentar e fazer refeições rápidas. Acompanhe e conheça melhor essa tendência!

Tipos de ilha

Não há uma regra geral que determine como compor a ilha da cozinha. Tudo depende das intenções que você tem ao implementá-la. Pontuamos abaixo algumas funcionalidades e modelos possíveis:

  • ilha com bancada para apoio de materiais de cozinha;
  • ilha com fogão ou cooktop com depurador ou coifa;
  • ilha com pia;
  • ilha com estantes, armários e gavetas;
  • ilha com mesa ou bancada para refeições;
  • ilha com balcão refrigerado.

É possível, ainda, fazer uma mistura dessas possibilidades, compondo-as em uma ilha multiúso personalizada de acordo com os seus objetivos. Continue acompanhando e entenda os cuidados de planejamento para cozinhas com ilha.

cozinha-com-ilha-5

Dicas para planejar uma cozinha com ilha

Para que a escolha da ilha da cozinha seja adequada e você consiga tirar o melhor proveito possível do espaço existente, é preciso se atentar a algumas dicas.

Pense na função da ilha na sua cozinha

Uma mesa de almoço com cadeiras bacanas e retangulares pode servir como uma espécie de ilha para a sua cozinha. Mas você pode deixá-la ainda mais prática e agregar o seu fogão, utensílios e até gavetas a ela. Dependendo das suas necessidades específicas, a ilha pode funcionar como parte integral da área de trabalho. Ou, ainda, servir como uma divisória entre a cozinha e a sala.

portobello-thassos-cozinha-com-ilha

Atente-se às medidas

A ideia de usar um móvel central na cozinha é incrível, mas esse tipo de projeto nem sempre funciona bem em cozinhas pequenas. Nesses casos, o indicado é a cozinha com península, que otimiza o ambiente já que o móvel fica encostado na parede.

Em projetos convencionais, a distância entre a ilha e a parede ou a pia deve ser de 70 a 120 cm. Já a altura do móvel deve seguir a mesma altura da pia. Com 75 cm de altura é possível utilizar cadeiras na ilha. Com até 110 cm de altura, o mais indicado é o uso de banquetas.

Confirme se ela se insere no projeto da cozinha

Ao adicionar uma ilha, você poderá reconfigurar o clássico triângulo geladeira, fogão e pia. Isso porque ela será o lugar ideal para manejar as bocas do fogão ou a pia principal, ou ainda para instalar uma outra pia para uma segunda estação de trabalho.

Deixe o local bem iluminado

A iluminação é outro ponto importante a ser considerado. Para qualquer função que for exercer sobre a ilha da cozinha, é preciso que tenha luz direta sobre ela. Nesse caso, os pendentes são os mais sugeridos.

cozinha-com-ilha2

Atente-se aos detalhes

Se for reformar ou construir qualquer cozinha, é preciso ter cuidados básicos para evitar problemas posteriores, como ter que quebrar algo que já estava pronto ou acabar furando algum cano. Escape dessas surpresas desagradáveis atentando-se, por exemplo, às plantas de elétrica e hidráulica.

Também não se esqueça de detalhes como a definição dos locais onde vai inserir tomadas. De preferência, inclua as duas voltagens, diferenciando as de 220V por módulos vermelhos. Além disso, é importante escolher materiais como geladeira, lava-louça e fogão no começo do projeto. Assim, poderá definir os pontos hidráulicos, os pontos elétricos e os tamanhos dos nichos necessários.

cozinha-com-ilha-4

Inspirações de cozinha com ilha

Cozinhas com ilha podem ser pensadas para diferentes funções, estilos e gostos. As soluções encontradas variam, mas todas possuem em comum a formação da ilha em sua composição com o uso de um móvel. Confira a seguir algumas tendências e inspirações.

Cozinha com ilha central

Esse modelo tem por referência a arquitetura típica do estilo americano de cozinha, com ambientes espaçosos e ideais para o uso prático no dia a dia. É uma proposta moderna que faz do ambiente um lugar de encontro, pois permite que aqueles que estejam cozinhando não fiquem isolados dos que vão desfrutar da culinária posteriormente.

Todos poderão ficar de frente uns aos outros, o acesso aos armários localizados ao redor da ilha será facilitado e o ambiente será mais bem setorizado. Esses são os principais benefícios da cozinha com ilha central, que funciona como um ambiente prático e interativo.

Cozinha pequena com ilha

Se a cozinha é pequena, é preciso considerar com cuidado a possibilidade de adotar a ilha. Nem sempre será possível, mas, em alguns casos, a otimização do espaço pode tornar isso viável. O ideal é que a cozinha tenha no mínimo 9 m².

Quando bem implementada, a ilha pode até suprir algumas faltas em cozinhas pouco espaçosas. Por exemplo pode ser a solução para complementar alguma bancada necessária à cozinha, a fim de aproveitar melhor o espaço unindo mesa e ilha ou para criar o ponto de ligação que faltava com outro ambiente.

Cozinha planejada com ilha

O não comprometimento do fluxo de circulação é um dos quesitos que devem ser considerados ao adotar uma cozinha com ilha, e isso pode ser garantido se optar por uma cozinha fornecida por marcas de móveis planejados.

A grande vantagem de uma cozinha planejada é que ela se adapta aos hábitos e aos gostos de seus usuários, além de se adequar ao ambiente disponível, oferecendo melhor aproveitamento. Também padroniza os materiais, compondo um visual mais homogêneo.

Uma cozinha com ilha planejada pode manipular a distribuição de armários, fogão e geladeira, por exemplo, para que a ilha seja implementada com facilidade. Marcas de móveis planejados também costumam sugerir e oferecer especificações para balcões, bancadas com ilha e mesas integradas.

cozinha-com-ilha-2

Estilos de decoração para cozinha com ilha

Ilha rústica

O efeito rústico advém do uso de itens naturais que deixam um aspecto de campo no ambiente. A ilha para cozinha rústica pode explorar o uso de materiais como madeira, cerâmica, pedras e azulejos para alcançar o efeito desejado. Também é possível aproveitar a implementação da ilha para usar materiais mais modernos, equilibrando o visual entre os dois estilos.

Em geral, o ambiente rústico da cozinha como um todo pode ser alcançado pelo investimento em madeira escura, tons foscos de bege, cinza, marrom terroso, cobre, azul e verde e também pela combinação de revestimento de pedras e madeira, uso de tijolos aparentes, cimento queimado e texturas misturadas nas paredes, por exemplo.

O uso de acessórios antigos, objetos de vime e ferro, talheres artesanais, toalhas de linho ou algodão também incrementa o ambiente e pode ser feito de modo decorativo. Algumas ilhas centrais de cozinhas possuem, acima delas, um suspensório para pendurar panelas de ferro, o que agrega efeito rústico ao ambiente.

Ilha moderna

A ilha por si só já é um elemento que traz ar de modernidade à cozinha. Afinal, redistribui o espaço de uma forma mais ousada, propondo modos de circulação diferentes para o ambiente.

O visual moderno da ilha pode ser incrementado, ainda, pelo uso de materiais que sigam a mesma linha dos demais itens da cozinha, pelo uso de eletrodomésticos em cor inox e de cores aplicadas à bancada da ilha que contrastem com o visual limpo da cozinha, por exemplo.

Se não quiser apostar em cores ousadas para decorar o ambiente, a opção pela combinação de cinza e madeira clara também é ótima para ilhas de cozinhas modernas.

Ilha gourmet

Para montar o ambiente gourmet em uma ilha, é preciso investir em acessórios como fogão de indução, forno elétrico, cooktop e coifa. As bancadas podem ser de inox, de modo a assemelhar-se a cozinhas profissionais de restaurantes. Também é possível investir em bancos altos ou banquetas para compor o estilo.

A disposição dos móveis e utensílios deve ser planejada para gerar praticidade, pois os materiais devem estar sempre ao alcance de quem está cozinhando. Além disso, a cozinha gourmet costuma ser um espaço de lazer e convivência, pois geralmente é unida à sala. Por isso a ilha compõe tão bem o ambiente para esse estilo.

wall_mosaic_cozinha

Porcelanato para cozinha com ilha

Para esse tipo de projeto, os revestimentos para piso de cozinha são os mais indicados devido ao visual estético e funcional. Mas o quesito estético não deve ser o único a ser levado em conta. Em meio à enorme variedade de tamanhos, cores e texturas para escolher, é preciso optar por um revestimento que facilite a limpeza e a manutenção do projeto.

Abaixo listamos algumas linhas que combinam muito bem com cozinhas de ilha.

Marmi Clássico

O mais atemporal dos revestimentos, utilizado há séculos nos mais nobres ambientes, o mármore é tão versátil quanto clássico. Por esse motivo, a Coleção Marmi Clássico está disponível nos formatos 30×60 cm, 60×60 cm, 20×120 cm, 60×120 cm, 60×180 cm e 90×90 cm. Todos eles com resistência ao risco para uso residencial e comercial leve. É ideal para áreas internas, fachadas, bancadas, nichos e mobiliário.

1-marmi_classico

Ecodiversa

A Linha Ecodiversa é uma verdadeira reprodução da mais rara madeira natural, seja pela espécie proveniente ou por efeitos que o próprio tempo causou. A linha traz reproduções comparadas ao desgaste natural da madeira ou ainda a aplicações de pinturas que foram moldadas em formato de pátina.

2-ecodiversa

Gibraltar

Superfícies intensas e relevos expressivos marcam as peças da Coleção Gibraltar. Inspirada na pedra de Gibraltar, um grande rochedo localizado na esquina do Mar Mediterrâneo com o Oceano Atlântico, sua proposta é transitar em ambientes internos e externos de atmosfera mais rústica, com personalidade e memória.

3-gibraltar_ash

Coleção pastilhas

A proposta da Coleção pastilhas é oferecer formas, materiais e cores atuais para composições sem limites. Elas podem tanto brilhar sozinhas quanto criar um detalhe charmoso em uma mistura com outros materiais.

4-colecao-pastilhas

Liverpool

O formato retangular com superfície brilhante e relevo bold das peças da Linha Liverpool combina a tradição e a modernidade da azulejaria presente nas grandes cidades europeias. Com uma cartela de cores já consagradas, as peças são ideais para espaços com design contemporâneo.

5-liverpool_concreto_aparente

Rio Retrô

Do trabalho artesanal com moldes metálicos, corantes e cimentos para fazer verdadeiras obras de artes em ladrilhos hidráulicos, nasceu a Linha Rio Retrô, um patchwork de desenhos e tons pastel. A combinação em tons de cinza das peças cria uma linha arrojada e contemporânea com um toque vintage. Os ladrilhos da coleção Rio Retrô ainda podem ser aplicados com junta seca, sem espaço entre as peças, onde a função do revestimento é decorativa.

6-rio-retro

Concretíssyma

A fusão da matéria fluída do concreto com pigmentos coloridos revela a superfície contemporânea e sutilmente iluminada da Linha Concretíssyma. É ideal para uso em superfícies internas como protagonista ou dividindo a cena com madeira, metal ou pedra. As peças da linha inspiram uma atmosfera urbana e aconchegante ao ambiente.

7-concretissyma

Se você vai construir, reformar ou repaginar sua cozinha com ilha, aposte nessas dicas pois não vai se arrepender. O modelo vem sendo cada vez mais adotado por todos esses benefícios que proporciona. Pense em seus objetivos, nas funcionalidades que deseja alcançar, na estética que pretende compor e comece a planejar a sua. Ficou inspirado? Curta a nossa página no Facebook e acompanhe outros posts que preparamos para você!

4 Responses
  1. Parabéns pela matéria, sem duvidas são cozinhas uma mais bela que a outra, e que combina com qualquer tipo de ambiente.sucesso.

    1. Obrigado pelo comentário, Mauricio!
      Grande abraço!
      Equipe PB

  2. Adorei o material to passando o link de vcs para vários amigos afinal onde passamos boa parte do nosso tempo de lazer e na cozinha.
    Antes de me mudar para meu apartamento novo inicio do ano passado fiz diversos orçamento de cozinhas aqui em Curitiba.
    ou eram muito caro ou não me agradava dos projetos, bom achei esse site que deixei no link abaixo e preço e projeto muito bom se alguém tiver com o mesmo problema que eu tive vale apena acessar essa equipe tem um ótimo acabamento e usa material de primeira linha nos moveis.

    1. Olá Juliano, tudo bem?

      Agradecemos o carinho! Esperamos que volte sempre.

      Ficamos à disposição!

      Abraços,
      Equipe Portobello SA

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *