17.01.2019
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Cores para a sala de estar: abuse do porcelanato e transforme os ambientes

 minutos de leitura
calendar-blank-line
17.01.2019
A composição dos espaços é um exercício perfeito para fortalecer a imaginação. Com os materiais certos e o auxílio de um bom profissional, o resultado é a criação de um projeto lindo e cheio de vida, que pode ter sua estética completamente renovada.
minutos de leitura

Com a sala de estar sendo uma espécie de cartão de visitas de uma residência, por exemplo, pensar na renovação desse ambiente, de tempos em tempos, é importante para dar um fôlego novo em todo o lar. Por isso, usar o porcelanato, um material versátil e que apresenta uma variedade impressionante de usos, pode ser a opção certa para você.

O interessante é que durabilidade é conquistada com a utilização desse tipo de revestimento. Afinal, a resistência e a vida útil dos produtos são incomparáveis ao uso de tintas. Além disso, os porcelanatos existem em diversas texturas e formatos, podendo ser usados tanto em pisos e paredes (e até no teto!), quanto em áreas internas e externas.

A ampla paleta de cores também é outro benefício desse tipo de material. No entanto, é importante saber o que cada cor leva para o ambiente antes de fazer a sua escolha. Pensando nisso, separamos, neste post, algumas dicas para que você saiba como utilizar os tons para decorar a sua sala de estar. Confira!

Como utilizar as cores para a sala de estar ficar agradável?

Sala de estar com cobogó / Danilo Yoshinaga

Se você gosta de tons mais escuros, mas tem receio de deixar o ambiente carregado, escolha apenas uma parede para revestir. Opte pelo mobiliário de cor branca e objetos de decoração em tons neutros. Essa combinação vai garantir um cômodo moderno e agradável.

As linhas que reproduzem o concreto são clássicas e contemporâneas. Se a sua sala é integrada com a cozinha, uma sugestão, além do porcelanato, são os cobogós. Uma ferramenta para repaginar totalmente o ambiente.

Elemento

A Coleção Elemento apresenta um desenho geométrico simples, executado em concreto nas cores cinza e branco. Essa versão é uma reinterpretação do cobogó em versão mais minimalista e urbana.

Color Market

Agora, se você curte tons mais vibrantes, sugerimos a Linha Color Market. Nela as cores se transformaram ao longo do processo criativo, por exemplo, brancos que ganharam ares polares, verdes que traduziram paisagens e sabores, amarelos com personalidade e atitude. E muito mais.

A linha é disponibilizada em mais de 30 tons que vai do clássico ao mais ousado. Uma paleta de cores à sua disposição para você aguçar a criatividade e criar ambientes descolados, exclusivos e com o seu estilo.

Use objetos de decoração a seu favor

Sala de estar / Drömma Arquitetura

Antes de partir para as compras, tenha em mente qual é a sua necessidade e o seu perfil. Pense na estética e na funcionalidade. Um estilo mais aconchegante e bucólico combina com paredes em tons coloridos, porém, suaves. Nesse caso, o ideal é que os objetos e mobiliário sejam em tons amadeirados.

Para que a inclusão de cores para a sala de estar seja harmônica, invista num mobiliário mais clean e deixe as tonalidades brincarem com as cortinas e almofadas.

Outro recurso bastante interessante que, além de conferir beleza, purifica o ambiente, é a utilização de plantas no décor. O verde das folhas e o colorido das flores ficam bem em qualquer lugar.

Se quiser deixar a sala ainda mais acolhedora, confira esse post sobre revestimento para parede da sala.

Neutralidade na decoração

Nem todas as pessoas gostam de cores fortes nas paredes ou no chão. Para esse público, há opções interessantes do clássico branco. As cores para a sala de estar podem ser claras. A escolha favorece a iluminação e dá a sensação de amplitude.

Signs

Revestimentos ecléticos e multifacetados, que tomam forma por meio da cerâmica. A Linha Signs é a harmonização exata para decorar e personalizar paredes.

Universal Collection

Porcelanato com brilho nos formatos 80X80cm e 60X60cm. Mármores clássicos em paleta neutra para ambientes internos nobres de uso residencial e comercial. A Linha Universal Collection é elegância e sofisticação no projeto.

Significado das cores para a sala de estar

A escolha das cores reflete a nossa personalidade e define o nosso humor. Algumas transmitem serenidade e tranquilidade, como no caso do azul, por exemplo. Já os tons mais fortes, como o vermelho e laranja, refletem a paixão, a alegria. Saiba quais são as cores de porcelanato que são tendência, os efeitos de cada tonalidade no ambiente e as possibilidades de uso.

Amarelo

Sala de estar com poltrona em amarelo para compor o ambiente | Vanessa Graner Meirelles 

O amarelo pode ser usado como cor predominante em um ambiente, no entanto, é recomendado que esse tom seja complementar ou empregado em locais pontuais. Isso porque essa cor é utilizada para alertar as pessoas, como nos sinais de trânsito, o que pode torná-la um pouco cansativa ao passar do tempo.

Para que isso não ocorra, a dica é empregar um tom de amarelo mais leve e neutro. Assim ele transmitirá vibrações otimistas, alegres, descontraídas e de luz. Uma parede amarela, por exemplo, pode entregar modernidade e destaque a um ambiente. Outra forma interessante de usar o tom é no piso, em ambientes predominantes cinzas e brancos, como a cozinha ou a sala de estar.

Azul

Ambiente decorado com tons em azul para trazer tranquilidade e harmonia | Suelen Marafioti de lucena

Na decoração de ambientes, o azul é uma das cores mais escolhidas. Isso acontece porque esse tom transmite aos ocupantes a sensação de tranquilidade e harmonia, o que a torna ideal para ambientes compartilhados, como a sala de estar. Além disso, ele também pode ser utilizado para alegrar quartos de estudo e escritórios, visto que o azul favorece a inteligência e a intelectualidade.

Como existem diversos tons de porcelanato azul, inclusive estampados, é possível utilizá-los em vários ambientes além dos tradicionais banheiro e cozinha. Na sala de estar, por exemplo, o porcelanato pode ser empregado no piso em tons mais suaves, assim como no revestimento das paredes, entregando um ar moderno ao ambiente.

Cinza

Sala de estar / Idea Arquitetura 

Pessoas que desejam uma sala de estar neutra, mas muito elegante, podem apostar em tons de cinza na decoração. Essa cor não transmite uma carga “emotiva”, ou seja, não se torna desagradável e cansativa, o que pode acontecer com cores vibrantes. Devido à sua neutralidade, o cinza pode ser combinado com qualquer outra cor para formar um ambiente agradável e sofisticado.

Na sala de estar o cinza pode ser empregado em porcelanatos que imitam o cimento natural. Essa cor também fica interessante compondo uma parede, como a que abriga o hack ou a televisão. Linhas que imitam o concreto aparente também são boas opções para entregar ao ambiente uma aparência contemporânea e podem ser utilizadas tanto em pisos quanto nas paredes.

Branco

O branco é um clássico na decoração. Essa cor é conhecida por transmitir uma sensação de limpeza, paz, sofisticação e pureza. É interessante aplicá-las em salas de estar, principalmente aquelas com espaços limitados, visto que o branco expande o ambiente. Isso acontece porque essa cor é capaz de refletir todas as cores, o que deixa o espaço mais iluminado.

No entanto, se essa cor for utilizada em excesso na decoração, pode tornar o ambiente frio, sem graça e até monótono, o que não é interessante para um espaço de convivência como a sala de estar. Dessa forma, a dica é combinar cores vibrantes em pontos-chave da decoração, o que pode ser um móvel ou uma parede colorida, por exemplo.

Para a sala de estar pode-se usar o porcelanato que reproduz o revestimento mais atemporal e utilizado em ambientes nobres: o mármore. Esse tipo de produto pode ser usado no piso, o que aumenta o espaço, ou nas paredes. Além disso, bancadas, mobiliário e nichos podem ficar muito interessantes com esse tipo de porcelanato.

Preto

O preto é uma cor que transmite elegância, luxo e sofisticação. Por esse motivo, a cor preta é associada frequentemente à nobreza, transmitindo uma sensação de seriedade. No entanto, ela deve ser usada com cautela, visto que pode criar a sensação de ausência de luz e de ambiente “fechado”.

Dessa forma, para usar o preto sem sobrecarregar o ambiente, é indicado escolher uma área da sala de estar para utilizá-lo. Uma boa área é o piso, que pode ser revestido com porcelanato brilhoso, acetinado, natural, polido, vitrificado e marmorizado em tons de preto.

O interessante é que o piso preto ajuda a esconder a sujeira, o que pode ser muito útil para ambientes compartilhados com muitos integrantes da casa. Nesse caso, quem deseja uma sala mais iluminada pode usar móveis e demais acessórios decorativos de tons claros e coloridos.

Também é possível usar o preto em nichos e em móveis para agregar sofisticação a uma certa área da sala. Por ser muito versátil, o porcelanato de tom preto também pode ser empregado em uma parede. Uma sugestão é revestir a parede atrás do sofá com esse material e, para evitar que o ambiente fique pesado, pode-se por quadros coloridos.

Living coral

Sala de estar com sofá cor Living Coral

Todo ano, a Pantone, empresa responsável pela criação de uma respeitada escala de cores internacional, compartilha qual será a cor do ano. Em 2019, a cor escolhida foi a Living Coral, um tom de coral aberto. A escolha reflete uma resposta à tecnologia, visto que na atualidade a vida online tem desumanizado as relações entre as pessoas. Assim, o Living Coral procura transmitir vivacidade, animação e energia, sentimentos que são procurados nas relações interpessoais.

Além disso, esse tom de coral traz o conforto e a familiaridade, o que é ideal para um ambiente de convívio da família como a sala de estar. Por ser uma cor vibrante, é recomendado que esse tom seja empregado em apenas uma área da sala de estar, como uma das paredes.

Neo Mint

Já faz algum tempo que as cores em tons pastéis caíram no gosto dos decoradores. Isso porque elas apresentam os benefícios da cor pura, mas são mais suaves e, assim, não enjoam. O Neo Mint é a cor que deve fazer sucesso em 2020.

A cor é um tom de verde clarinho, que lembra o verde-água. O verde em si significa esperança, liberdade, vitalidade e saúde. O tom Mint especificamente é energizante e harmoniza os ambientes, o que o torna um bom candidato para a sala de estar.

Ele pode ser utilizado no piso, no revestimento de paredes e mobiliário e até para estampar os degraus de uma escada. Nesse caso, basta usar a imaginação e coordená-lo com as outras cores predominantes no ambiente.

É incrível o poder que as cores têm de realçar os ambientes e torná-los mais aconchegantes para os seus ocupantes, não é mesmo? Uma simples mudança na sala de estar, como o revestimento de uma parede, pode modificar completamente o ambiente e revitalizá-lo. E, então, gostou de saber como pode-se utilizar as cores para a sala de estar? Compartilhe esse post com seus amigos e os ajude a decorar um ambiente!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cores para a sala de estar: abuse do porcelan...

Cores para a sala de estar: abuse do porcelanato e transforme os ambientes

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies