Passo a passo: saiba como construir um banheiro moderno e inovador

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas (Nota 5,00 de 5, a partir de 1 votos).
Loading...

A atenção com o banheiro deve ser tão grande quanto com o restante da casa, mas, no caso dele, ainda mais cuidados devem ser levados em conta na hora de planejar uma construção ou reforma. Afinal, esse cômodo precisa ser especialmente funcional, higienizado e, claro, também combinar com as outras partes da casa. Um banheiro bem planejado pode se transformar no cartão de visitas do lar.

Neste passo a passo, descubra as etapas para construir um banheiro perfeito. Para alcançar um ambiente relaxante, prático e estiloso, todas as escolhas contam: do revestimento e do rejunte ideal, da melhor iluminação e dos itens decorativos, das características ideais do vaso sanitário e da estrutura dos armários, entre outras.

Escolha bem o material do revestimento

A escolha do revestimento das paredes e do piso do banheiro deve levar em consideração a beleza do material, é claro, mas você também precisa ter atenção à durabilidade e à funcionalidade, já que ele estará em constante contato com a umidade.

A tendência é dar ao banheiro uma personalidade. Por isso, lembre-se de que a escolha do revestimento deve estar em sintonia com o restante das peças. Ele será o plano de fundo de todo o cômodo.

As melhores opções para o banheiro são o porcelanato natural e o acetinado, pois são pouco escorregadios. Mas atenção: o atrito das peças não deve ser superior a 0,5, pois isso dificulta a limpeza.

O porcelanato natural tem o aspecto de pedra, o que ajuda a deixar o ambiente aconchegante. Já o acetinado tem um leve brilho, uma boa aposta para transmitir tranquilidade. Confira mais detalhes sobre revestimento para o banheiro neste link.

Outra ideia é utilizar pastilhas. Elas podem ser colocadas tanto no banheiro todo quanto apenas em detalhes. As mais populares são as de vidro e as de porcelana. As de vidro podem ser usadas nas paredes, mas, por serem um pouco escorregadias, não devem ser aplicadas no chão.

As pastilhas retangulares, parecidas com “tijolinhos”, estão cada vez mais em voga. Elas dão ao banheiro um ar vintage que tem sido chamado de “subway”, por lembrar o revestimento de estações de metrô antigas em alguns países.

Uma maneira prática de descobrir as particularidades dos revestimentos é consultar o nosso Especificador Virtual, em que você consegue encontrar o tipo ideal para o seu ambiente, seguindo normas da ABNT.

Acerte no rejunte

O rejunte para o banheiro deve garantir a impermeabilidade e aumentar a harmonia das peças escolhidas para o cômodo, que podem ser de vários tons.

Para ambientes em constante contato com água, o ideal é utilizar o rejunte acrílico.

O rejunte ficará mais visível quanto maior for o espaço entre as peças. No caso do porcelanato, a tendência são as peças maiores, portanto o rejunte não fica tão evidente.

Já para as pastilhas, o rejunte pode ficar bem à vista no caso de peças menores.

Vale brincar com as cores. Escolher um contraste entre as peças do revestimento e o rejunte, como um escuro aplicado entre pastilhas retangulares brancas, para formar um visual com ar industrial.

Você também pode preferir manter tons bem parecidos entre as peças e o rejunte. Nesse caso, o contraste é entre o revestimento como um todo, inclusive o rejunte, e os demais objetos do banheiro.

A espessura do rejunte também está relacionada à borda da peça de revestimento. As bordas abauladas — bold —, exigem o mínimo de 5mm de espessura. As bordas retas — retificadas/RET — pedem pelo menos 1mm.

Invista no espaço disponível

Não importa se o cômodo é grande ou pequeno: o importante é saber utilizar bem o espaço disponível.

É um erro pensar que o revestimento de um banheiro pequeno deve ter peças menores, caso você escolha porcelanato. A tendência são peças maiores, e não há motivo para o seu banheiro ficar de fora disso em função do tamanho, principalmente porque as peças grandes ajudam justamente a criar uma sensação de amplitude para o ambiente. O brilho do porcelanato acetinado também pode funcionar nesse sentido, pois reflete melhor a luz.

As pastilhas pequenas podem servir como detalhe em um banheiro menor. Vale fazer uma faixa na parede com elas, por exemplo.

Fique atento à iluminação

É importante estar atento à iluminação do banheiro, que deve ser feita em vários focos. Lâmpadas neutras de 4.000 K (Kelvin) ou branco-azuladas de 6.000 K são opções comuns para o cômodo, mas elas podem ser combinadas com outros tipos de iluminação. Uma lâmpada amarelada de 2.700 K na área do banho, por exemplo, pode deixar o ambiente mais acolhedor.

A área do espelho deve receber uma atenção especial, principalmente se os moradores forem utilizá-la para fazer a barba ou se maquiar. Na bancada, a lâmpada não deve ser posicionada acima do espelho, pois isso pode gerar muitas sombras e provocar erros na maquiagem e no barbear. O ideal é uma iluminação em todos os lados do espelho. E já fica outra dica: espelhos amplos e redondos são uma ótima escolha.

O IRC, Índice de Reprodução de Cor da lâmpada, é outro fator que deve ser checado. Lâmpadas com IRC entre 80 e 100 tendem a ser mais fiéis às cores que seriam vistas sob luz natural.

Lembre-se: banheiro moderno ainda deve ser prático

O vaso sanitário e o chuveiro ou a banheira são as razões pelas quais o banheiro existe, portanto não podem ser tratados como detalhes.

A ordem da vez é sustentabilidade. No caso da pia e do vaso sanitário, nada é mais valioso que economia. Você pode relembrar alguns itens econômicos e cheios de estilo que recomendamos neste post, como o W+W, que liga a pia ao vaso para economizar até 25% de água.

Uma tendência para os chuveiros é acoplá-los ao teto. A água cai de maneira mais uniforme e suave dessa maneira, além do toque minimalista da solução. O box até o teto deixa o ambiente clean.

É importante se lembrar das pessoas idosas que possam usar a área, dependendo da necessidade dos moradores. Barras entre 1,10m e 1,30m, por exemplo, devem ser instaladas próximas ao sanitário e no interior do box.

No caso das banheiras, uma tendência são as freestanding, que não precisam ser embutidas. O modelo fica ao seu gosto (e do seu cliente!): pode ser uma banheira bem minimalista ou em estilo vitoriano, por exemplo.

Saiba que armários usar

É comum que as pessoas achem deselegante deixar objetos de uso pessoal à mostra no banheiro, como as escovas de dente e o material de limpeza. Por isso, na hora de planejar o banheiro, invista nos armários e aproveite para dar ainda mais estilo ao cômodo. Use os próprios itens de higiene pessoal a seu favor: no caso das toalhas, por exemplo, destine a elas prateleiras abertas, para que funcionem como itens da decoração.

Uma tendência é utilizar armários no banheiro que se pareçam com os de qualquer outro ambiente da casa — como uma cômoda de quarto. A escolha dá um ar contemporâneo ao espaço.

Para quem quiser se manter mais clássico — mas ainda moderno —, uma dica são as bancadas de porcelanato, opção que já foi tema de outro post.

E agora, você está pronto para construir um banheiro moderno? Receba ainda mais dicas assinando a nossa newsletter!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *