25.11.2016
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Cerâmica hidráulica: tudo o que você precisa saber

 minutos de leitura
calendar-blank-line
25.11.2016
minutos de leitura

Decorar é uma arte. Cores fortes, estampas e formas diferenciadas são um coringa quando o assunto é dar um visual bacana ao chão ou às paredes. Por este motivo, apostar na cerâmica hidráulica com texturas especiais é sucesso garantido, tanto em áreas secas ou quanto em áreas molhadas.

Apresentadas em diferentes motivos, como florais, formas geométricas, patchwork, mosaicos, entre outros, as coleções desse tipo de revestimento se reinventam, trazendo releituras, adaptações e novidades para mostrar o que acontece nesse mundo em pleno movimento.

Pensando nisso, a Portobello oferece coleções incríveis e inovadoras, para escolher e montar conforme sua vontade e criatividade. A palavra-chave é customizar.

Linha Rio Retrô

Um patchwork de desenhos e tons pastéis. A Linha Rio Retrô é uma inspiração do Rio, mostrando o cotidiano carioca. Os seus grafismos charmosos vão garantir sofisticação ao ambiente.

2-rio-retro-mix

3-rio-retro-mix

Linha Rio 21

Mais uma ferramenta para a criatividade em projetos. Uma linha que amplia as opções de personalização de superfícies é a Rio 21. Com um olho no contexto e outro no detalhe, as propostas desse porcelanato serão sempre originais.

4-rio21

5-rio21-2

Linha 52 London

Para pisos e paredes com atitude e personalidade surge outra linha, a 52 London. O quadrado, elemento básico da geometria, ganhou movimento em cores e tamanhos diferentes que, quando combinados, fazem surgir tramas que podem revestir com arte.

6-52-london-plain-off-white

7-52-london-plain-off-white-2

Village

Linha Village é inspirada na convivência entre o passado e o presente contemporaneamente entrelaçados no The Village. Um bairro charmoso e cheio de história, com um ar boêmio de arte e cultura de Nova York.

O corte 60×60 das peças cria uma solução multicolor para pisos, paredes, fachadas e detalhes em nichos e mobiliário. O design democrático ainda é ideal para composições com outros materiais como madeira e cimento.

9-village_mix_nude-2

11-village_mix_nude-4

Provence

As cores, as formas e o charme do sul da França inspiraram essa releitura em azulejaria da Linha Provence. As peças são uma releitura da azulejaria francesa do século XIX, com formas românticas no estilo provençal. A cartela de cores é composta por tons de azul, lavanda, verde e bege sobre o branco.

A Linha Provence é ideal para aplicação tipo patchwork ou papel de parede em todos os ambientes internos. Sejam paredes, nichos e até mesmo móveis que busquem uma atmosfera elegante e delicada.

14-provence-mix

12-provence-mix

Linha Ampla Design

Para grandes superfícies ou detalhes em pisos e paredes, a Portobello apresenta ainda a Linha Ampla Design, no formato 60×60 cm. Têm opções mini, com superfície gráfica em menor escala e maxi, onde o desenho passou por uma lente de aumento. Ampla permite composições em voo solo ou combinada com outros materiais.

15-ampla-design

16-ampla-design-max2

Vila Madá

De uma pesquisa na Vila Madalena em São Paulo, que visava apreender o espírito criativo e o life style dessa área particularmente boêmia. Misturando azulejos de diferentes cores e formatos, em perfeita harmonia, surgiu a Vila Madá.

A linha é um trabalho de azulejaria onde a cor guiou o design, com múltiplas interpretações de aspectos do bairro em cinco cartelas de cores: gris, pitanga, índigo, turquesa e laranja. As cores resultaram em 30 peças que podem reproduzir efeitos de papel de parede ou patchwork, que carregam a identidade do Brasil.

20-vila_mada_frad_noi_lum_mad_cob_gir_laranja

21-vila_mada_cobogo_indigo-2

Vantagens da cerâmica hidráulica

O grande diferencial da cerâmica hidráulica é a união entre a beleza do ladrilho hidráulico com as vantagens da cerâmica e do porcelanato.

Resistência

Se você é adepto a um bom fogão à lenha ou churrasqueira, opte pela cerâmica hidráulica. Ela tem uma ótima resistência térmica e é bastante resistente ao frio, calor e as chuvas. As cerâmicas hidráulicas também não mancham, são fáceis de limpar e podem ser usadas em todos os cômodos da casa. Elas são menos indicadas para uso em quartos, no entanto, porque podem ajudar a esfriar o cômodo.

Versatilidade

A cerâmica que reproduz o ladrilho hidráulico é muito versátil e fica bem em qualquer ambiente. Esse revestimento pode ser usado em qualquer ambiente porque combina com uma paleta de cores infinita, trazendo alegria, descontração e um toque retrô ao espaço.

Ela também é eficaz em área úmidas, especialmente os modelos antiderrapantes. Uma segurança para papais e crianças já que o piso evita quedas e não risca. Esse tipo de revestimento também pode ser aplicado em cozinhas, banheiros, quintais e área com piscina.

Baixo custo

Diferente dos ladrilhos hidráulicos, que são feitos artesanalmente, através de um processo demorado, com alto valor agregado, as cerâmicas hidráulicas são a grande a oferta no mercado.

Como usar a cerâmica hidráulica na decoração

Uma forte inclinação para esse revestimento é a sua associação com ambientes mais rústicos, junto de móveis em madeira de demolição e paredes com tijolo à vista. Porém, o uso das cerâmicas hidráulicas não precisa estar restrito a espaços rústicos e sua variedade de desenhos permite também uma variedade de combinações.

10-village_mix_nude-3

Uma maneira de usar as peças de cerâmica é através da montagem de um tapete, que pode servir para separar ou delimitar ambientes. Também é possível brincar com a diversidade de padrões para misturar as cores e formatos em perfeita harmonia, criando um patchwork cerâmico, esteja este no chão ou na parede.

Se optar pelo uso da cerâmica hidráulica no piso, o ideal é optar por móveis neutros. As cores estarão nas peças de cerâmica, por isso, um mobiliário mais sóbrio combinará melhor. Móveis em madeira, por exemplo, são opções perfeitas.

rio-retro-mix5

Como limpar a cerâmica hidráulica

Diferente dos ladrilhos hidráulicos, a cerâmica não precisa da aplicação de três camadas de resina acrílica para impermeabilizá-la e protegê-la contra manchas. Seu assentamento é feito de maneira simples e o rejunte acontece 48 horas depois. Após esse processo, os cuidados necessários estão voltados somente à hora da limpeza.

Para realiza-la, procure varrer e limpar o chão pelo menos uma vez por semana para tirar a poeira e renovar o brilho. Diariamente, um balde de água com detergente (1 colher de sopa para cada 5 litros de água) resolve bem.

Para tirar manchas do piso de cerâmica hidráulica, passe um pano molhado em uma mistura de uma colher de Cif Cremoso para 5 litros de água. Esfregue o pano no piso, enxágue com um pano limpo úmido e depois seque.

Lembre-se de nunca jogar os produtos de limpeza diretamente sobre o piso, para não correr o risco de manchar. Além disso, a utilização de produtos não indicados pode ocasionar o que chamamos de ataque químico, deixando a superfície porosa e acarretando no surgimento de manchas, riscos e opacidade no piso.

1-rio-retro-mix4

Para mais dicas de limpeza, você pode consultar este post sobre como limpar porcelanato.

Se ainda estiver com dúvidas para escolher a cerâmica hidráulica que melhor se encaixa no seu projeto, que tal ir até uma de nossas lojas da rede Portobello Shop? No site você encontra um mapa com todas as lojas e pode escolher aquela que fica mais próxima de você.

No site da Portobello você ainda encontra outras opções para criar o ambiente perfeito.

Dê asas a sua imaginação e mãos à obra.

Até mais!

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
ESC PARA FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Cerâmica hidráulica: tudo o que você preci...

Cerâmica hidráulica: tudo o que você precisa saber

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies