18.08.2017
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
Avaliar

Saiba como incorporar a arquitetura clássica em projetos atuais

 minutos de leitura
calendar-blank-line
18.08.2017
Confira as dicas a seguir para usar elementos desse estilo marcante sem deixar de ser moderno.
minutos de leitura

Grande marco na história da humanidade, a arquitetura clássica inspirou construções memoráveis, como os gigantescos templos gregos e os palácios da nobreza europeia.

A partir desse movimento, que é símbolo de requinte e luxo, ainda é possível reproduzir os principais aspectos e referências em projetos arquitetônicos de qualquer tipo.

Conheça abaixo as melhores formas de incorporar as características da arquitetura clássica aos seus projetos atuais:

A arquitetura clássica

Esse movimento teve início em um passado remoto, quando os anos ainda eram “antes de Cristo”. Suas aplicações estavam presentes nos templos gregos e romanos, que eram palco de assuntos cotidianos da cidade, como questões religiosas e políticas. Ali também aconteciam competições esportivas, que já eram populares na época.

A função principal, no entanto, não é a mesma que damos atualmente às construções e edificações. No princípio, os grandes templos foram construídos para proteger da chuva e do sol as esculturas de deuses. O Partenon, na Grécia, e o Coliseu, em Roma, são exemplos notáveis de edificações clássicas.

Além de se consolidarem em Roma e na Grécia, com o passar do tempo suas características foram se espalhando pelo continente europeu e tomando formas distintas de acordo com o lugar em que chegavam.

O estilo ganhou ainda mais evidência na época do Renascimento, quando seus traços e características inspiraram a construção de grandes palácios, nos quais a nobreza da época habitava.

Um quarto típico do estilo clássico
Um quarto típico do estilo clássico

Principais características e suas aplicações atualmente

O modelo arquitetônico clássico possui diversas características marcantes, que inspiram construções e decorações de ambientes até os dias atuais. Vamos destacar os principais abaixo, mostrando como podem ser adaptados de acordo com a realidade de qualquer projeto!

Janelas curvas e grandes colunas

Janelas e colunas exuberantes são características que saltam aos olhos de quem aprecia a arquitetura clássica.

O formato das janelas é curvado em sua extremidade superior, e ela é geralmente dividida em pequenos quadrados menores de vidro. Na hora de decorar, aposte nas sanefas (acabamentos de tecido drapeado que podem ser colocados sobre o trilho superior nas cortinas), juntamente com as cortinas de diversas camadas contrastantes entre si.

As colunas podem ser colocadas logo na entrada da casa. Se houver dois andares, elas podem ir do chão até o topo do segundo pavimento. Essa técnica traz um efeito de imponência, bem peculiar ao estilo.

No projeto externo de uma residência, esses dois elementos entram em harmonia, o que resulta em um toque sofisticado. Mas dentro de casa também é perfeitamente possível aplicar as colunas e elementos derivados. Outra dica para o interior é investir em rodapés bem-trabalhados, assim como em detalhes na parte superior da parede, na “quina” com o teto.

Grandeza em todos os cômodos

Ao planejar seu projeto de arquitetura clássica, tenha em mente que a grandeza e a amplitude estão entre as principais características, e devem ser colocadas em prática pelo menos em um dos cômodos.

Os ambientes são amplos, e o teto deve ser mais alto do que o tradicional. Inspire-se nos palácios renascentistas e ouse no tamanho dos pés-direitos! A sala, por exemplo, pode ser planejada como se fosse um grande salão.

Caso não seja possível aumentar o tamanho do teto (nos casos de apartamentos ou de projetos para reformas mais simples), você pode aumentar a área da sala (diminuindo outros cômodos, caso seja possível), ou usar técnicas que dão sensação de amplitude ao local.

Isso pode acontecer com o uso de grandes espelhos, pisos mais claros e uma quantidade menor de móveis. Grandes lustres ou lareiras também ajudam a compor o estilo sem deixar o ambiente abafado.

quarto amplo estilo clássico
Aplique técnicas para dar sensação de amplitude aos cômodos

Revestimentos em tons sóbrios

Um uso bem-pensado de revestimentos pode ajudar na reprodução do estilo em questão. Para áreas externas, aposte em porcelanatos e revestimentos mais lisos, preferencialmente de cores claras e tons pastel.

Existem também diversas maneiras de atualizar o estilo clássico no interior da casa. Uma das opções é apostar em texturas e papéis de parede. Os que mais fazem sucesso são os listrados e florais.

É possível, também, aplicar o papel de parede na metade superior da parede, realizando uma espécie de divisória em gesso no meio e pintando a parte inferior com um tom que faça parte da paleta de cores da estampa de cima.

Caso você ou o cliente não queiram papel de parede, tente manter o padrão de misturar pelo menos duas cores parecidas, mesclando-as com texturas na parede e blocos de gesso.

Em relação ao piso, os mais aconselhados são os modelos de revestimentos que reproduzem a madeira. Os tons devem continuar sóbrios, mas o piso pode ser um pouco mais escuro para trazer contraste.

Decoração abundante

A decoração clássica nunca saiu de moda. Até hoje, as pessoas buscam referência nas características principais da época. Por isso, encontramos opções de móveis e objetos decorativos desse estilo muito facilmente.

sala de estar decoração estilo clássico
Inspiração de decoração clássica para a sala de estar

As linhas elegantes e luxuosas devem ser mantidas. Continue pensando em tons sóbrios, mas com mais liberdade para ousar com cores como o marrom. Por exemplo, os móveis podem ganhar uma coloração mais escura e solene.

Inspire-se no mobiliário de época. Existem diversos lugares que vendem móveis genuinamente antigos, deixando por sua conta a possibilidade de reformá-los. Caso queira peças totalmente novas, saiba que não é difícil encontrar reproduções do estilo.

Para unir um pouco da atualidade à decoração sem perder as raízes clássicas, é indicado apostar em itens de linhas retas que façam referência a movimentos mais modernos.

A união de bancadas e armários planejados com cama e poltronas mais sofisticadas e antigas é uma bela releitura do movimento, que não deixa a residência menos moderna e atual. Os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos também ajudarão a compor esse contraste.

E então, viu como é possível aplicar itens clássicos em seu projeto sem abandonar a modernidade? Caso queira se manter atualizado sobre essas e diversas outras tendências, não deixe de curtir nossa página no Facebook! Também estamos no Twitter e no Instagram.

Compartilhe
Avaliação 
Avalie
 
Sem votos
VOLTAR
FECHAR
Minha avaliação desse conteúdo é
0 de 5
 

Saiba como incorporar a arquitetura clássica...

Saiba como incorporar a arquitetura clássica em projetos atuais

  Sem votos
minutos de leitura
Em análise Seu comentário passará por moderação.
Você avaliou essa matéria com 1 estrela
Você avaliou essa matéria com 2 estrelas
Você avaliou essa matéria com 3 estrelas
Você avaliou essa matéria com 4 estrelas
Você avaliou essa matéria com 5 estrelas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Archtrends Portobello
Colunista

O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura...

Conhecer artigos



Não perca nenhuma novidade!

Assine nossa newsletter para ficar por dentro das novidades de arquitetura e design no Brasil e no mundo.

    O Archtrends Portobello é a mais importante fonte de referências e tendências em arquitetura e design com foco em revestimentos.

    ® 2024- Archtrends Portobello

    Conheça a Política de Privacidade

    Entenda os Termos de Uso

    Veja as Preferências de Cookies